Google+ Followers

segunda-feira, 6 de março de 2017

Tui Na - Por JESSÉ DE ANDRADE


Tui Na é uma das preciosas heranças da milenar Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Com uma historia de milhares de anos, é um método eficiente para o tratamento e prevenção de doenças, fruto de constante observação e síntese das práticas que foram sendo criadas pelo povo chinês, ao longo de milênios, para lidar com a vida cotidiana e a luta contra as doenças.


CURSO DE MASSAGEM CHINESA (TUI NA) 
02|04|17 (Modulo I); 07|05|17 (Modulo II) e 04|06|17 (Modulo III)
LOCAL DO CURSO: Casa 20, Vila Gianetti, Campus da UFV/Viçosa-MG
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:  e-mail: grupo.entre.folhas@ufv.br


As antigas escrituras da Medicina Chinesa encontram-se no Huan Di Nei Jing (Tratado Interno do Imperado Amarelo), datado de 2300 a.C, que apresenta muitos capítulos sobre massagem. Embora o Tui Na venha sendo praticado na china por mais de 4 mil anos, e ainda hoje seja utilizada nos hospitais e clínicas de todo o país, só agora esta chegando ao conhecimento do ocidente.
O nome Tui Na vem do chinês e traz consigo a natureza vigorosa da prática desse sistema de cura: “Tui” significa empurrar e “Na significa agarrar. O Tui Na como é praticado na china, trata de casos que no ocidente exigem a ajuda de um osteopata ou fisioterapeuta. Sendo mais eficaz do que qualquer uma dessas especialidades, já que não atua apenas nos músculos e nas articulações, mas também num nível mais profundo, produzindo efeitos no fluxo da energia vital. Na teoria chinesa esta energia, chamada Qi, permeia todo universo e é a força ativa para toda vida. No corpo, o Qi corre por canais e fornece energia para todos os órgãos, tecidos e para a mente.
Tui Na requer pressão nos canais e em pontos específicos. Esta pressão interfere no fluxo de Qi, fazendo com que este se mova livre e calmamente por todo o corpo. A boa distribuição de Qi tem efeitos profundos em todos os aspectos do bem-estar emocional, intelectual, espiritual e físico. A Medicina Chinesa acredita que todas as doenças são causadas por desequilíbrios e bloqueios no fluxo de Qi. Quando o fluxo de Qi está equilibrado você se sente relaxado, confiante, cheio de energia. Muitos de nós conhecemos este sentimento, mas o vivenciamos raramente, porque passamos a maior parte do tempo num nível de energia inferior ao desejável.
Todos os excessos e deficiências destroem os processos de equilíbrio de Qi. Em contrapartida, boas horas de sono, descanso, exercícios regulares, boa dieta e bom relacionamento incentivam o fluxo suave de Qi. Embora seja ideal ter equilíbrio e harmonia em todos os aspectos de nossa vida, é extremamente difícil, mantê-los. Tui Na é um método poderoso e valioso para restabelecer o equilíbrio quando fatores emocionais e externos estão em desequilíbrio.
A prática semanal de massagem chinesa pode evitar que os processos de doença se instalem. O estresse, pode ser evitado com sessões regulares. Mas os benefícios da massagem não param por aí, problemas de coluna, ansiedade, hipertensão, má circulação sanguínea, baixa imunidade, irritabilidade, articulações dolorosas, dores musculares e muito mais pode ser resolvido e evitado com esta prática.
A massagem chinesa terapêutica para além de estimular os mecanismos de autocura do organismo, promove um relaxamento psicofísico e ajuda a manter o equilíbrio energético desbloqueando e direcionando a energia vital.

Tui Na Pediátrico

Na China há também uma longa tradição de massagem específica para crianças – o que é bastante útil como substituto da acupuntura. Como a energia das crianças é particularmente forte e vibrante, elas costumam reagir ao tratamento com massagem mais rapidamente que os adultos.
É o fluxo e o equilíbrio da energia vital no corpo de uma criança que determina todos os aspectos de seu desenvolvimento, da sua saúde e de seu potencial. Esse fluxo energético pode ser afetado por fatores físicos, ambiente, sono, alimentação, e também pelas emoções, como excitação exagerada e irritabilidade.
O Tui Na infantil é indicado para tratar qualquer doença, como por exemplo, doenças respiratórias, falta de apetite, problemas de digestão, constipação, dificuldade em dormir e inquietação, além de estimular o desenvolvimento saudável do corpo, da mente e do espírito da criança, sendo muito eficaz em situações onde haja um atraso no desenvolvimento físico, mental ou emocional da criança.
A massagem pode ser utilizada em crianças desde o parto até os 12 anos, sendo considerada de maior eficiência de recém nascidos até crianças de 10 anos, numa grande variedade de condições, tanto agudas como crônicas.

“Uma criança saudável, feliz e inteligente é o resultado do fluxo desobstruído do Qi.”

Fonte: http://orientalsaude.blogspot.com.br/p/tui-na_9259.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário